Consultoria Financeira Empresarial • (11) 96852-6705(11) 95967-1687(11) 98138-6040
Dicas, Serviços

Controle financeiro: Como estabelecer este sistema?

11/05/2022

O controle financeiro é essencial para qualquer tipo de negócio, e todo o empreendedor já ouviu falar a respeito dele, pelo menos uma vez.

Uma boa gestão financeira é importante dentro do planejamento e do controle financeiro das empresas.
Trata-se de uma sistematização das atividades no setor de finanças, que consiste em avaliar a situação econômica do negócio.

Por essa razão, pode-se dizer que o controle financeiro funciona como um guia, uma vez que emite relatórios elaborados e regulados pelos apontamentos do fluxo de caixa e pelos dados patrimoniais.

Outra definição para o controle financeiro é que se trata de um conjunto de ações que mostram se o planejamento financeiro é realmente eficiente.

Além disso, esse controle também pode atuar com ações criadas para corrigir falhas. O cuidado com a saúde financeira de uma empresa é fundamental para que ela se mantenha de pé e competitiva no mercado em que atua. A falta de dinheiro pode trazer muitos prejuízos, portanto, é muito importante estar atento a esse controle.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de controle financeiro e como ele pode ser adotado pelas empresas. Você também vai conhecer os impactos positivos trazidos por ele, em curto e médio prazo.

Qual o conceito de controle financeiro?

O controle financeiro é uma estratégia usada para lidar com todos os assuntos relacionados às finanças de uma empresa, como:

  • Gestão de despesas;
  • Controle de gastos;
  • Aplicações;
  • Investimentos;
  • Reservas financeiras.

Essas e outras medidas fazem parte do controle financeiro, e ele é muito importante para o sucesso de uma organização.

Em vista disso, todas as organizações precisam ser assertivas em relação aos seus números.

É importante destacar que o planejamento e o controle financeiro são duas ferramentas que trabalham juntas. Isso significa que as finanças de um negócio precisam ser planejadas e tudo relacionado a elas deve ser controlado. Mas, não basta apenas registrar a movimentação financeira, uma vez que o gestor precisa acompanhar os lançamentos posteriores. É dessa forma que ele garante o total controle do capital e boa saúde financeira para o empreendimento.

Esse controle é um processo cíclico porque existe a necessidade de um bom planejamento com base em dados concretos que orientam os objetivos, metas e planos.

Nesse sentido, os dados precisam ser coletados ao mesmo tempo em que se faz uma análise dos indicadores de desempenho.

Agende uma conversa e comece a ter profissionais trabalhando para o seu sucesso.