Consultoria Financeira Empresarial • (11) 96852-6705(11) 95967-1687(11) 98138-6040
Serviços

Gestão financeira para negócios de pequeno e médio porte

04/05/2022

Qualquer empresa, não importa seu tamanho, deve ter uma boa gestão de suas finanças. Afinal, essa é a única maneira de sobreviver à concorrência sem ceder nos primeiros meses como empreendimento, especialmente se o negócio for menor.

Muitas pessoas supõem que uma pequena e média empresa pode sustentar seus próprios gerentes, colaboradores e operações com um caixa desorganizado a primeiro momento, esperando que, eventualmente, tudo dê certo por conta própria, o que não é uma verdade.

Por isso, neste artigo, vamos aprender sobre a importância de manter um pequeno negócio estável, criando uma gestão financeira que produza resultados. Continue lendo!

A importância da gestão financeira

Todos os departamentos de uma empresa são importantes, não é à toa que existem funções diferentes.
No entanto, embora sejam todos necessários para o funcionamento das corporações, o setor financeiro é responsável pelo combustível que mantém todas as engrenagens funcionando.

Toda empresa busca o lucro, mas para alimentar sua infraestrutura, matéria-prima e mão de obra e, ainda, manter um saldo positivo ao final do mês, é preciso entender a importância da gestão financeira e aplicar para o dia-a-dia da empresa. Assim, como o controle financeiro é responsável pelo funcionamento eficiente da empresa, mantê-lo atualizado é muito importante para que a empresa continue gerando lucros para haver capital e investir em sua expansão.

Como ter um bom gerenciamento financeiro?

Ao falarmos sobre pequenos e médios negócios, pode-se pensar que inserir um bom processo de gestão é muito complicado e até mesmo custoso. Novamente, isso não é verdade, entendendo estratégias de capital, tudo se torna mais fácil.

Pensando em auxiliar e mostrar que pode ser mais fácil do que imagina, separamos algumas dicas para colocar em prática um gerenciamento financeiro eficiente:

  1. Conheça a saúde financeira do seu negócio
    O primeiro passo para uma gestão financeira eficaz é “ver” a saúde financeira do seu negócio. Isso inclui anotar todas as transações monetárias, desde receitas e despesas até empréstimos e dívidas.
    Esse processo pode parecer doloroso, mas estabelecer controles financeiros eficazes é fundamental para entender qual é a situação real da sua empresa.
  2. Para facilitar o controle, use um sistema financeiro
    Um dos grandes erros que pequenas empresas cometem é fazer a gestão financeira do negócio manualmente. Essa atitude pode parecer inocente, mas reduz os resultados a longo prazo.
    Para pequenas empresas, a utilização de softwares de gestão financeira pode solucionar os transtornos causados pela inadimplência e auxiliar a organização da corporação.
  3. Mantenha o fluxo de caixa da empresa atualizado
    O fluxo de caixa é uma importante medida da saúde financeira de um negócio e, além disso, um aliado essencial na tomada de decisões, pois mostra os verdadeiros números da empresa.
  4. Reduza taxas de inadimplência corporativa
    As pequenas empresas podem sofrer grandes perdas devido à inadimplência dos clientes.
    Isso porque, companhias menores tendem a estar localizadas em bairros e, os clientes, em sua maioria, vão até elas para compras pontuais. Nesse caso, desenvolver uma estratégia para controlar o impulso de vender sem saber quando você receberá deve ser uma prioridade para o empreendedor.

Agora você já sabe a importância de assumir o controle das finanças do seu negócio e como desenvolver a gestão financeira do seu negócio. Ao colocar em prática, pouco a pouco os resultados aparecerão e sua empresa poderá se destacar entre a concorrência.

Agende uma conversa e comece a ter profissionais trabalhando para o seu sucesso!