Consultoria Financeira Empresarial • (11) 96852-6705(11) 95967-1687
Dicas, Serviços

Qual é a importância do plano de negócio para sua empresa?

18/04/2022

A ferramenta pode ajudar a atingir o resultado esperado com mais agilidade e eficiência

Começar um novo negócio pode ser bastante desafiador. Muitas vezes as pessoas, ao abrirem uma empresa, esquecem de detalhes importantes que garantem a saúde financeira do negócio. Em alguns casos não há estudo do mercado, verificação de dados do setor, análise do cenário, entre outros fatores que podem contribuir com o sucesso de uma empresa.

Se você tem o desejo de construir uma empresa sólida e que transmita segurança para os seus clientes, você precisará pensar em um plano de negócio e traçar estratégias para atingir as suas metas. Afinal, o que é o plano de negócios?

Você já deve ter ouvido falar em plano de negócios, não é mesmo? Mas talvez você ainda não o enxergue como uma ferramenta fundamental para o crescimento da sua empresa.

O plano de negócios tem como objetivo analisar detalhadamente todas as áreas de uma organização e estruturar ações que auxiliem o seu negócio a se desenvolver cada vez mais e se destacar no mercado. É ideal para quem quer documentar e organizar os objetivos de uma empresa. No plano, o empreendedor listará todas as metas do negócio, quais passos precisam ser dados, sempre analisando os riscos e perdas que podem ocorrer pelo caminho. Dessa forma, o gestor consegue se antecipar e identificar possíveis falhas no processo e tem tempo hábil para corrigi-las enquanto há tempo.

Com o plano de negócios, você conseguirá definir onde quer chegar e quais meios empregará para que isso ocorra, bem como o investimento necessário em cada uma das etapas. Ele trará mais segurança na hora de tomada de decisões.

Por não se tratar de um documento fixo e definitivo, você poderá alterá-lo sempre que necessário e de acordo com o momento atual da sua empresa.

Executando na prática

Está na hora de colocar a mão na massa e começar o seu plano de negócios. Confira o checklist que criamos para te ajudar nessa tarefa.

  • Dados do negócio e dos empreendedores: Insira as informações mais importantes das empresas e de seus gestores. Este processo facilitará na divisão e organização de tarefas;
  • Missão da empresa: qual é o objetivo do seu negócio? Quem é o seu público? Qual é o seu diferencial? Ao responder essas perguntas, você terá um norte para a criação de estratégias para alavancar as suas vendas;
  • Análise de mercado: faça um levantamento do setor, estude seus concorrentes, pesquise fornecedores. Com essas informações em mãos fica mais fácil de entender o posicionamento do seu negócio no mercado;
  • Plano jurídico: não se esqueça de que para manter um negócio ativo, o seu jurídico precisa estar em dia com suas obrigações e deveres. A formalização é muito importante para um negócio. Se necessário, busque ajuda profissional;
  • Plano de marketing: especifique seus produtos e serviços com o máximo de detalhes possível. Nessa parte, você deverá listar estratégias de marketing, precificação do produto, canais de distribuição e processos operacionais;
  • Plano financeiro: o plano financeiro é a parte mais complexa do seu plano de negócios. Você precisa estar atento a todos os detalhes: capital de giro, faturamento, fluxo de caixa, estimativas de custos, investimentos e muito mais.

Com a Outbox, você pode deixar a gestão financeira da sua empresa por nossa conta! Somos uma empresa especializada em terceirização financeira para pequenas e médias empresas. Oferecemos desde a parte operacional do financeiro, até análises detalhadas, relatórios e insights de negócios e planejamento estratégico. Cuidamos do financeiro dos nossos clientes com uma equipe altamente qualificada e experiente em mais de um segmento de mercado.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Agende uma conversa e comece a ter profissionais trabalhando para o seu sucesso

Ficou com alguma dúvida? Fale com um especialista