Consultoria Financeira Empresarial • (11) 96852-6705(11) 95967-1687
Dicas, Serviços

Qual é o papel de uma consultoria financeira empresarial e sua importância para o negócio?

26/01/2022

Antes de entendermos o papel e a importância de uma consultoria financeira empresarial, você entender claramente o que é isso, exatamente?

O que é consultoria financeira empresarial?

Podemos definir o que é consultoria financeira empresarial como a atividade exercida por profissionais externos à empresa com o objetivo de tornar mais eficaz e eficiente o uso do capital, dos ativos e de outros recursos de um negócio. Assim, agregaram mais valor à organização ao proporcionarem maior lucratividade.

Na verdade, qualquer que seja a consultoria, seja na área de gestão, de finanças ou de comunicação, o foco estará sempre na apresentação de propostas de melhorias de processos para a empresa. Além de auxiliar na resolução de problemas, um consultor é capaz de analisar processos já em andamento e planejar ações que continuem colaborando para o crescimento de um negócio.

O trabalho envolve uma análise criteriosa da empresa e de seu momento, assim como de sua cultura organizacional e particularidades do negócio. Essa etapa é muito importante porque, sendo um “novato” na empresa, o consultor financeiro precisa entender profundamente como ela funciona na prática para que suas sugestões façam realmente sentido e estejam alinhadas com os objetivos estratégicos do negócio.

Assim como o diagnóstico de problemas ou situações que precisam de uma estratégia mais elaborada para melhorar os resultados da empresa.

Mais especificamente na área financeira, o papel do consultor é: Levantar as necessidades do cliente e traçar estratégias e ações que possam melhorar o setor financeiro da empresa.

O controle, a organização e a análise das finanças fazem com que as tomadas de decisões sejam muito mais planejadas e, consequentemente, assertivas.

O papel é totalmente estratégico. E, por se tratar de uma visão externa e 100% profissional, sem conflito de interesses, a ideia é que envolva um planejamento financeiro completo. Assim, são indicadas as melhores práticas para o empresário seguir e manter a saúde financeira do negócio.

Agende uma conversa e comece a ter profissionais trabalhando para o seu sucesso!

Ficou com alguma dúvida? Fale com um especialista