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Dicas

Seleção de livros que todo empreendedor precisa ler

29/07/2022

Preparamos para você uma lista com 20 livros sobre diferentes temas como vendas, liderança, gestão financeira, estratégia, inovação e empreendedorismo que com certeza vão te ajudar a alavancar seu negócio. Vamos à lista:

1- De Zero a Um – Peter Thiel e Blake Masters

Você quer aprender empreendedorismo com o Vale do Silício?

Um dos mais vendidos livros de empreendedorismo, a obra mostra como criar um negócio do zero pode ser a melhor forma de criar algo duradouro e de sucesso. De acordo com a visão dos autores, o progresso vem do monopólio e não da competição, assim, é necessário utilizar ideias inovadoras e começar um negócio com uma proposta que ninguém possui ainda.

Você ainda vai entender como questionar ideias já conhecidas, criar algo novo e alcançar o sucesso com o seu empreendimento.

2- Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Um dos mais famosos livros de finanças, “Os Segredos da Mente Milionária” ensina como transformar a forma com que você lida com o seu dinheiro a partir dos hábitos de pessoas que já alcançaram a riqueza. Assim, a obra faz uma transformação de mentalidade e de hábitos baseada em pessoas que já sofreram essa mudança e são referências hoje em como ganhar dinheiro.

Os segredos que o livro se propõe a desvendar são passados através dos chamados “arquivos da riqueza”, que são as 17 formas de agir e pensar.

3- Empresas Feitas para Vencer – Jim Collins

“O que faz uma empresa boa deixar de ser boa para se tornar excelente?”

Considerado pela Time Magazine como um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos, o livro de Collins responde essa pergunta.

A obra mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concepção. Collins dá exemplos e mostra quais são as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não.

4- A Startup Enxuta – Eric Ries

O livro mostra que criar um negócio bem-sucedido depende de eliminar o desperdício de tempo e de recursos, assim como focar no desenvolvimento do cliente.

O autor, criador do movimento Lean Startup, ensina como começar, aprender, definir e experimentar ideias para uma startup. Com lições e histórias reais, a obra é um manual para empreendedores alcançarem bons resultados economizando recursos e tempo.

5- Alcançando Excelência em Vendas – Spin Selling – Neil Rackham

Já parou para pensar que a resposta para vender muito pode estar nas perguntas?

Segundo o autor, as perguntas que você faz quando vai oferecer um produto são a chave do sucesso. Com isso, o livro nos traz quatro perguntas infalíveis para o sucesso da venda, através da estratégia Spin.

O livro apresenta a pesquisa de Rackham na criação deste modelo, além de técnicas para lidar com objeções, entender a psicologia do comprador, encontrar necessidades e agregar mais valor ao produto.

6- As Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini

Você sabe o que leva uma pessoa a dizer “sim” a algo?

O livro fala sobre como funciona o procedimento de persuasão e apresenta as “armas” que são responsáveis por influenciar pessoas a chegarem ao “sim”: reciprocidade, coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez.

Você vai entender como usar essas armas e explorar a vulnerabilidades das pessoas, e também como dizer “não” a produtos ou serviços que ofereçam propaganda persuasiva ou, até mesmo, enganosa.

7- Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey

Este é um livro para quem quer se tornar mais efetivo e protagonista da própria carreira. O autor lista sete princípios que, se estabelecidos como hábitos, devem ajudar a pessoa a atrair a verdadeira interdependência efetiva.

A obra foi traduzida para 38 idiomas e vendeu mais de 15 milhões de cópias desde 1989, quando publicado. Foi eleito pelos leitores da revista Chief Executive como o livro mais influenciador do século XX.

8- Marketing 4.0. Do Tradicional ao Digital – Philip Kotler

Em livros anteriores, Kotler explicou a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.

Agora, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). A obra fala sobre o novo caminho de compra do consumidor, explicando qual é a nova etapa que decorre das mudanças no meio digital, e como realizar um alinhamento entre o marketing online e offline.

Para alcançar o sucesso em um ambiente tão mutável, complexo e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização total.

9- Trabalhe Quatro Horas Por Semana – Tim Ferriss

Não, você não vai trabalhar apenas quatro horas por semana. A ideia do livro é ensinar a trabalhar de forma eficaz. Afinal, estar ocupado não é sinônimo de alta performance.

O autor, que participou da criação de grandes empresas como Uber e Facebook , fornece a fórmula DEAL (definição, eliminação, automação e libertação) para a construção de uma nova mentalidade.

10- Sonho Grande – Cristiane Correa

O livro conta a história de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos de um império bilionário e de grandes marcas, como AmBev, Burger King e Kraft Heinz.

A partir dessa jornada de sucesso, é possível tirar diversas lições que devem guiar o dia a dia dos empreendedores. A obra traz a oportunidade de aprender sobre essas lições e o modelo de sistema de gestão proposto para alcançar grandes resultados.

11- Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

Este é um clássico.

No livro, você vai entender o conceito de inteligência financeira, uma capacidade fundamental para administrar melhor o seu dinheiro.

Ou seja, com maior inteligência financeira muitos problemas comuns da vida cotidiana podem ser resolvidos. Segundo os autores, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos.

12- Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill

Napoleon Hill se dedicou a descobrir a fórmula que cria milionários. E conseguiu. Ele alcançou esse feito analisando os fatores em comum entre as 500 pessoas mais bem-sucedidas do século 20, como Henry Ford, Theodore Roosevelt, Andrew Carnegie, King Gillette e John Rockefeller. O autor encontrou 15 características comuns a todos esses grandes vencedores e concluiu que há uma série de boas condutas e pensamentos positivos que podem fazer toda a diferença na busca pelo sucesso. Só lendo para descobrir.

13- Como o Google Funciona? – Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg

Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg contam como uma startup se transformou em uma das mais poderosas empresas do mundo. O livro traz lições sobre avanço tecnológico, qualidade do produto, criatividade, estratégias e capacidade de adaptação, além de histórias da rotina do Google.

14- Qual é a Tua Obra? – Mario Sergio Cortella

Esta é uma das leituras obrigatórias para quem quer empreender. No livro, Cortella fala sobre as inquietações do mundo corporativo. Você irá pensar sobre os seus objetivos de vida, principalmente no âmbito profissional, e aprender lições sobre gestão, liderança e ética.

15- Empreendedorismo Inovador – Nei Grando (org)

O livro é indicado para todos que desejam desbravar o território do empreendedorismo. O autor fala sobre aspectos fundamentais ao idealizar e iniciar uma startup, como: o mercado para empresas de tecnologia; elementos de um modelo de negócio; fundamentos de gestão que incluem estratégia, marketing, vendas, finanças, pessoas e tecnologia.

16- O Poder do Hábito – Charles Duhigg

O livro fala muito sobre a criação dos nossos hábitos e o quanto eles impactam no nosso sucesso. Além de explicar como os hábitos são construídos, o autor também dá dicas para mudar os hábitos que não nos fazem bem. À primeira vista, isso pode parecer pequeno. No entanto, você vai ver que saber corrigir atitudes no momento certo pode contribuir com o seu sucesso.

17- Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim e Renée Mauborgne

O livro trouxe uma nova perspectiva para o campo de conhecimento estratégico e se tornou referência na área. A ideia da obra é mostrar uma nova forma de pensar as estratégias de novos negócios a partir da criação de novos espaços e oportunidades, saindo dos “oceanos vermelhos”, que são os mercados já saturados.

18- Startup: Manual do Empreendedor – Steve Blank e Bob Dorf

O livro é um guia passo a passo para quem quer empreender no mundo das startups. O livro descreve a metodologia de Customer Development (Desenvolvimento do Cliente) e mostra que é necessário deixar o escritório e ir às ruas para trabalhar com o foco no cliente, pois, afinal de contas, ele é o principal público da empresa.

19- O Mensageiro Milionário – Brendon Burchard

A sua história de vida e sua experiência têm importância e valor de mercado maiores do que você sonhou. Você está aqui para fazer a diferença. O autor, Brendon Burchard, vai te motivar de forma única a “fazer acontecer”. A leitura deste livro é “obrigatória” para você que está em busca do crescimento pessoal e profissional.

20- Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

O livro mostra, através de lições de fácil entendimento e aplicação de extrema eficácia, como lidar com pessoas e conseguir o que se quer delas mudando o seu comportamento. Uma leitura obrigatória para aqueles que procuram desenvolver tanto habilidades pessoais, quanto as de um bom vendedor e de líder.

Agende uma conversa e comece a ter profissionais trabalhando para o seu sucesso!

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