Consultoria Financeira Empresarial • (11) 96852-6705(11) 95967-1687(11) 98138-6040
Dicas

Orçamento para 2021: comece já!

10/02/2021

Se a sua empresa ainda não começou a fazer o orçamento para 2021, está atrasada. Falta pouco para a virada do ano e o planejamento é um exercício complexo, que exige muita reflexão, debate e um processo de tomada de decisões que costuma ser demorado. Leia nossas dicas de como fazer o orçamento para 2021 e dê início logo a esse trabalho. A Outbox pode ajudar no seu planejamento. Prestamos este serviço para dezenas de empresas.

O orçamento é a bússola que guiará as ações da companhia no próximo ano. Por meio dele, são definidos os objetivos e as estratégias para conseguir alcançá-los. Além disso, claro, a quantidade de recursos que será alocada em cada meta. E ao fazer o orçamento para 2021, você também terá que estimar suas vendas e seus gastos ao longo dos 12 meses.

Tudo começa pelas projeções

Comece, então, fazendo suas previsões. Numa empresa, o futuro é baseado nos números anteriores. Sua base é o histórico da companhia. Faça dois exercícios:

  • Projeção de vendas;
  • Projeção de custos.

A projeção de vendas é a estimativa de quantos produtos ou serviços serão comercializados, e qual faturamento eles vão gerar para a empresa.

A projeção de custos deve abranger os gastos com salários, fornecedores, tributos, logística, marketing e reposição de equipamentos.

Além do seu histórico nestas áreas, é necessário estar atento ao mercado e a concorrência para obter estimativas realistas. Se você vende guarda-chuva e sua região está prestes a enfrentar uma grande estiagem, as vendas vão cair. Então você precisa acompanhar os boletins para conhecer este fato e não fazer o orçamento para 2021 estimando um aumento de lucratividade.

Regime colaborativo e registro dos números

O planejamento é feito coletivamente, envolvendo todos os colaboradores da empresa. São eles que estão no balcão, no estoque, na entrega. Conhecem os clientes, os produtos e serviços, e sabem o que agrada e o que não terá muita saída.

Todos estes indicadores são úteis e devem ser registrados. Faça listas com os dados de cada departamento. E prepare, assim, um orçamento específico para cada setor. Mais à frente, você consolidará estes registros num orçamento global.

Faça uma comparação

A etapa seguinte é comparar as despesas e receitas previstas. O ideal, claro, é que sobre dinheiro. Um bom orçamento tem cerca de 35% a mais de entradas do que de saídas. Assim, haverá lucro, uma margem para investimentos e recursos para manter um fundo destinado às emergências. Se, ao fazer o orçamento para 2021, você não alcançou esta proporção, então será a hora de cortar gastos!

Não há outra saída. Volte ao orçamento e veja quais custos podem ser reduzidos ou totalmente eliminados. Há dívidas com bancos que podem ser renegociadas? Há máquinas que seriam trocadas e, na verdade, são capazes de suportar mais um ano de operação? Há funcionários ociosos que podem acumular outras tarefas e poupar a empresa de contratar mais um colaborador? Seu plano de telefonia não poderia ser trocado por um mais barato? Enfim, sempre há onde cortar.

Imprevistos são previstos porquem sempre podem acontecer

O ano de 2020 trouxe muitos problemas, mas, também, um grande ensinamento (entre vários). Preparação é a chave para manter-se firme, mas de nada adianta pensar nisso na hora em que o desastre acontece. É preciso estar pronto antes. Então, aproveite 2021 para colocar esse ensinamento em prática.

Conclusão

Seja realista. Não permita que seu lado sonhador domine suas decisões. Acertar ao fazer o orçamento para 2021 é o que manterá sua empresa no jogo e permitirá um crescimento sólido, sustentável e contínuo.

A Outbox é especialista em ajudar empresas a otimizarem seus processos de gestão. Atuamos no planejamento orçamentário, na precificação de produtos e serviços, em ações voltadas para o estoque e para as vendas, e até terceirizamos seu departamento financeiro.

Agende uma conversa e comece a ter profissionais em gestão financeira trabalhando para o seu sucesso.