Consultoria Financeira Empresarial • (11) 96852-6705(11) 95967-1687(11) 98138-6040
Dicas

Os benefícios da Análise de Dados para sua empresa

11/08/2021

Com o passar dos tempos o assunto “Dados” vem ganhando cada vez mais foco e, com o passar dos anos, as tecnologias de armazenamento e análise vem sendo cada vez mais aprimoradas. Como por exemplo, os serviços de business intelligence vem ganhando cada vez mais força, isso graças a todos os benefícios que eles trazem. Desde possuir um entendimento de como anda a sua empresa, e assim ter melhores decisões. Até mesmo enxergar novas oportunidades dificilmente vistas e definir metas compatíveis com a sua realidade.

Este é o intuito deste texto, demonstrar os benefícios de se ter uma análise de dados e fazer com que você comece a analisar as informações do seu negócio com cada vez recorrência e criar, assim, um bom hábito para o seu crescimento.

Entendimento Atual do seu negócio com Dados

Já se perguntou, como anda cada setor da sua empresa? Se eles estão obtendo crescimento, rendendo o dinheiro investido e assim fornecendo retorno previsto? Pode não ser a pergunta mais fácil de responder, mas graças à análise de dados a resposta pode ser muito mais clara e direta. Obtendo os dados da sua empresa você consegue identificar como vai o crescimento dela e se ele obtendo os resultados esperados para ele.

Imagine a seguinte situação, uma empresa de calçados está estável, fecha todo mês positivo mas nenhuma grande margem de lucro, ao passar alguns meses o proprietário é surpreendido com um prejuízo de 30% de sua receita e ele não sabe o porque disso já que até alguns meses tudo estava indo bem, ao pedir os dados dos setores o proprietário repara que que a equipe de vendas estava diminuindo seus resultados mês após mês, e de que a produção teve um resultado negativo em um certo período de tempo, algo que se tivesse uma análise desses dados, o problema poderia ter sido algo evitado.

Possuir uma visão macroscópica da sua empresa impede que você seja pego de surpresa, assim obtendo total controle de situações que antes poderiam ser consideradas inesperadas e evitando perdas desnecessárias.

Tome decisões mais assertivas pautadas em Dados

Evite Problemas

Ter decisões mais assertivas está diretamente ligado ao entender como vai a sua empresa, vamos continuar com o exemplo da empresa de calçados. Após ver que a empresa está no vermelho, o proprietário acredita que o problema está no produto e investe no time de design dos calçados, depois de um tempo ele repara que a empresa continua no vermelho e, muito pior, percebe que seu investimento não obteve o retorno desejado.

Caso a empresa tivesse analisado seus dados, perceberia que o setor que precisava de um investimento era o de vendas. O que poderia ter retorno muito maior e fazer com que a empresa voltasse ao positivo.

Com uma análise bem-feita e recorrente as decisões conseguem ser mais assertivas assim fazendo com a sua empresa continue crescendo e evitando problemas e evitando uma perda de capital por decisões errôneas.

Encontre Novas Oportunidades

Achar oportunidades muitas vezes não é algo fácil, saber onde investir para se obter um retorno é algo que não se aparece todo dia no mundo dos negócios. Mas fazendo uma análise dos seus dados você perceberá que muitas vezes as oportunidades estão debaixo do seu teto.

Verificar o rendimento dos setores, ou seja, a taxa de retorno que eles trazem para a empresa, com base no investimento, é um ótimo indicador de oportunidades. Aquele setor/produto no qual você acha que não há um valor muito grande, demonstra um crescimento e retorno muito bom . Caso tenha um investimento muito maior podem trazer grandes retornos para a sua empresa.

Verificar os resultados das suas áreas e produtos podem lhe surpreender e mostrar muitas vezes oportunidades das quais você mal sabiam que existiam.

Criação de metas mais realistas a sua realidade

Por último, talvez o mais importante, criar metas muitas vezes pode ser algo simples. Mas, e se a meta for muito maior do que a capacidade produtiva da sua empresa? Nesse quesito, pode ter certeza que os seus resultados serão seus melhores amigos, analisando eles você consegue dimensionar o quanto a sua empresa será capaz. Com base na análise dos resultados passados, se tornaria muito complicado e totalmente impossível colocar uma meta não realista e incapaz de ser alcançada.

Por exemplo, colocar a meta de aumento da produção, em um ano, de 30% ,sendo que é comum a produção crescer 12% a.a. Dessa forma acabaria surgindo uma frustração pois a meta provavelmente não foi batida. Por isso muitas vezes antes de se começar um novo ciclo e criar metas para ele é necessário fazer uma análise de dados para que essas metas sejam realistas a realidade da empresa.

Conclusão

Analisar seus dados com frequência traz muitas vantagens e benefícios e por causa de tudo isso a análise vem se tornado uma tendência no empreendedorismo. Pois, dessa forma, negócios conseguem ser gerenciados com mais facilidade e desta forma possuírem maiores retornos e conseguirem o sucesso mais rapidamente

Agende uma conversa e comece a ter profissionais trabalhando para o seu sucesso.