Consultoria Financeira Empresarial • (11) 96852-6705(11) 95967-1687(11) 98138-6040
Serviços

Valuation: quanto vale a minha empresa?

10/05/2021

O que é valuation?

Uma das técnicas mais utilizadas para descobrir quanto vale uma empresa é o que conhecemos por valuation. Esse termo, que vem do inglês e significa avaliação de empresas, consiste em um conjunto de métodos financeiros que podem ser utilizados na determinação de um valor que esteja de acordo com o seu negócio.

O valuation pode ser usado em diferentes momentos, com diversas finalidades. Tais como aquisição da empresa, entrada de novos sócios, dentre outros.

Por que calcular o valor da minha empresa?

São muitos os motivos para calcular o valor da sua empresa. O primeiro ponto é que, fazendo isso, você consegue demonstrar com facilidade aos acionistas, sócios e investidores em potencial o retorno sobre o investimento que terão com o seu negócio.

Investir em valuation é positivo para todos os negociantes, pois permite mostrar um valor plausível de negociação, acelerando o processo. Além disso, ajuda a tomar decisões estratégicas internamente. Como serão projetados fluxos futuros e os seus impactos, será possível avaliá-los com clareza.

Principais métodos de valuation

Se você se convenceu da importância de calcular o seu valuation, talvez esteja se perguntando: mas como fazer isso?

Há uma série de métodos para avaliar empresas. Especialistas recomendam, inclusive, que se utilize mais de um deles. O que permite comparar e ponderar os valores obtidos com cada método e chegar a um resultado melhor.

Conheça, agora, os principais métodos que podem ser usados para avaliar sua empresa.

Método pelo valor patrimonial
Essa é a forma mais simples de avaliar uma empresa. Para colocar em prática o método por valor patrimonial é preciso avaliar o valor de bens e direito (os ativos) e subtrair dele as obrigações e deveres (os passivos). Em resumo, consiste no valor do patrimônio líquido que consta em seu balanço patrimonial.

Método por valor de liquidação
Outro método bastante utilizado é o método por valor de liquidação. Ele consiste em calcular o montante que se refere à venda dos ativos tangíveis (aqueles que podem ser medidos de forma monetária) da empresa depois da liquidação de dívidas com fornecedores. De forma resumida, é o valor mínimo pelo qual uma empresa pode ser vendida.

Método por valor de mercado
O método por valor de mercado, por sua vez, é aplicado às empresas de capital aberto. Ou seja, que estão presentes na bolsa de valores. Esse método de avaliação de empresas tem por base o valor das ações: é definido um período de tempo e, então, calcula-se a média ponderada do preço das ações nesse período, dividindo-a pela quantidade de ações.

Múltiplos EBITDA
No método de múltiplos EBITDA é necessário levantar o resultado operacional líquido da empresa, multiplicando-o pelo múltiplo de outras transações do mesmo segmento de mercado. Algo a observar é que os valores desses múltiplos variam com frequência, já que enfrentam a interferência de fatores como o momento econômico do país e do mercado de atuação.

Método fluxo de caixa descontado
Por último, mas não menos importante, está o método de fluxo de caixa descontado. Esse é, aliás, o método de valuation mais usado pelas empresas. Por meio dele é possível avaliar o mercado e as suas tendências, além de projetar o fluxo de caixa futuro usando uma taxa de desconto que esteja de acordo com o segmento de atuação da empresa.

O método, no entanto, requer mais entendimento do mercado de atuação, assim como do posicionamento e projeções de crescimento da empresa.

Agende uma conversa e comece a ter profissionais trabalhando para o seu sucesso.