Uma dúvida bastante comum é como fazer o valuation. O método mais utilizado em médias e grandes empresas é o fluxo de caixa descontado. Para começar é preciso estabelecer um período de análise, sendo o mais comum um período de cinco anos.
Essa escolha pode variar de acordo com o tempo e estabilidade da empresa, sendo permitido períodos de 10 anos a até mesmo perpétuos.
O primeiro passo é prever os lucros da empresa no período proposto, ou seja, fazer um fluxo de caixa projetado, sendo o lucro a diferença entre receitas e despesas. Essa projeção em geral considera uma taxa de crescimento.
O segundo passo envolve a taxa de desconto. A taxa de desconto é a taxa de remuneração que o investidor quer receber ao longo deste período e ela varia com a percepção de risco ou apenas o desejo dele.
O cálculo em si é trazer para o presente os lucros mensais projetados da empresa ao longo do período escolhido descontando a remuneração pretendida. A soma destes valores é o valor atual da empresa.
O método mais utilizado em avaliações de empresas, o fluxo de caixa descontado, se vale de projeções de crescimento, faturamento e lucros. Isso, na prática, não se aplica à grande maioria das pequenas empresas.
Projetar o futuro delas ao longo de cinco anos é por demais impreciso, pois não se trata de empreendimentos estáveis.
Esse tipo de projeção é aceito pelos investidores quando se trata de empresas inovadoras com grande potencial de alavancagem, as startups. Mas quando falamos de empresas tradicionais, como bares, confecções, prestadores de serviços e similares, isso não se aplica.
Na prática, pequenas empresas são vendidas sem avaliação de profissionais e seu valuation é feito pelas partes envolvidas considerando apenas o patrimônio líquido e múltiplos do faturamento. Isso, naturalmente, leva a preços injustos muitas das vezes, onde um dos dois, comprador ou vendedor, sai prejudicado.
Diante desta realidade de mercado, a outbox desenvolveu metodologias adicionais que melhoraram a prática do mercado ao negociar pequenas empresas e ao mesmo tempo adotam práticas das médias e grandes empresas.
Na avaliação de pequenas empresas a outbox utiliza basicamente quatro parâmetros:
Além disso, considera a realidade Atual e Realidade Provável. Isso é fundamental nos casos em que a empresa não está tendo lucro. Mesmo empresas que não têm lucro tem valor. Esses parâmetros são então utilizados em até quatro metodologias:
Como visto ao longo do texto, o valuation ou avaliação de empresa é fundamental para determinar o preço justo para comprar ou vender uma empresa.
Toda avaliação de empresa tem um nível de imprecisão, pois considera cenários futuros, mas isso não tira sua essencialidade. Prever o futuro é algo mais assertivo se feito com técnica.
Além disso, as avaliações também usam muitos dados objetivos, como a leitura do passado, o patrimônio líquido, faturamento e rentabilidades atuais, riscos legais, dentre outros. Fazer isso também exige técnicas.
O ideal quando se fala em avaliação de empresa, ou valuation, é utilizar profissionais experientes e cobrar deles a utilização de várias metodologias, permitindo um cálculo mais seguro do preço justo.
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